sábado, 6 de julho de 2013

Submarino, de Lothar-Günter Buchheim (por: J. Zanetti)

Resumo: considerando vários livros que foram publicados tendo a Segunda Guerra Mundial como cenário para a trama, o livro do escritor alemão Lothar-Gunter Buchheim denominado Submarino (Das Boot), destaca-se entre um dos mais importantes.

Lançado algum tempo depois do conflito, o livro foi escrito baseado em suas próprias experiências no serviço dos submarinos, tendo assim sentido na pele o sofrimento e a angustia da qual todos os tripulantes também passaram em submarinos, o autor por meio de seu romance exprime de modo simples para o leitor o drama e o terror dos personagens. Mas não apenas de drama e terror o romance é caracterizado, embora as vidas desses homens a bordo estejam condenadas ao destino do submarino e com o passar dos dias de suas vidas, pois a título de curiosidade o serviço dos submarinos foi o que acumulou o maior número de baixas durante a guerra de acordo com o número de combatentes, de nenhuma maneira os protagonistas deixam de lutar por suas vidas e perder a esperança.
          Ocorrendo entre o outono e o inverno do ano de 1941, a história basicamente retrata a trajetória de uns submarinos alemão em atividade nas águas do Oceano Atlântico e de sua guarnição, onde são expostos entre muitas outras coisas, vários eventos no qual o submarino é submetido. Ao mergulharmos com o submarino no fundo do oceano, conhecendo parte da rotina da tripulação e como foram péssimas suas condições de vida nesse lugar apertado e lotado de gente, sempre sujeitos a todos os tipos de perigos sem nunca saberem o que o destino reservará. Os encanamentos, as máquinas em geral e as diversas partes no qual o submarino é dividido são apresentados com tantos detalhes que quase imaginamos estar no submarino. Além de mostrar a rotina dos tripulantes e explanar como funciona o submarino, o autor também relatará no livro momentos de ação no qual esse navio de guerra atravessará em sua jornada, desde enfrentar uma grane tempestade em alto mar, passando por momentos dramáticos enquanto é atacado durante muitas horas por navios inimigos e até torpedear alguns navios mercantes.

Referências:

ZANETTI, J. Submarino, de Lothar-Günter Buchheim. Resumo. [artigo]. In: Livros. Brasil: Templo de Atena, 2012. Disponível em: http://templodeatena.com/View/Livros/Editorial/Submarino.cshtml

Um comentário: