quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Analisando músicas - Parte 1

Análise #1 - Cenário da música: Atoladinha

Nesta letra a seguir notaremos algumas peculiaridades presentes no corpus do texto, a primeira diz respeito à forma de comunicação entre indivíduos daquela região onde a mesma foi composta, a segunda diz respeito à maneira de organização frasal. Nota-se na mesma uma tipo de organização textual semelhante a um conto, ou seja, uma estória contada de forma agradável. Pensando nisso, destaquei uma música que foi o maior sucesso no ano de 2004, que é o clássico do Funk carioca: " Atoladinha", que escolhi não por acaso para analisar, mas por haver elementos interessantes no mesmo.
Primeiramente, inicio com a análise lexical para encontrar palavras de sentido duvidoso ou desconhecido, também palavras onde se faz presente marcas de regionalismos ou gíria urbana, encontradas nas seguintes palavras:
foguenta, rolé, mó solzão, Piririn, piririn, piririn.
Segundo, inicio a análise do sentido de algumas frases do texto, No seguinte fragmento veremos a situação que a pessoa que responde a pergunta dá uma impressão duvidosa na sua resposta, ou seja, abre uma série de possibilidades de sentido para entender essa frase. Vejamos o texto, que se repete duas vezes:
Vai me enterrar na areia?
Não, não, vou atolar (2x)
Tô ficando atoladinha (3x)
Calma,calma foguentinha

Na primeira marcação, notei uma seguinte duplicidade, a primeira é uma pergunta que se abre, quem vai enterrar na areia?, com que ele vai enterrar? como vai fazer isso?; na segunda, nota-se um palavra de múltiplos sentidos, atolar na gíria pode ter vários sentidos, o principal é o sentido sexual, e o segundo é o sentido de prender ou segurar, o que pode dar uma primeira pista sobre o sentido da frase.
No final da estrofe, nota-se que o discurso muda de sentido, e gera ainda mais perguntas, como ela está ficando atoladinha? quem está provocando isso? como isso está acontecendo?, após isso fecha-se o pensamento com a seguinte frase: Calma,calma foguentinha, mudando completamente o foco, mas a palavra final foguentinha resume todo o pensamento, de que eles estavam mesmo se atolando, ou seja, se preparando para o coito.
Finalizo esta análise com o seguinte fragmento:
Piririm, piririm, piririm, Alguém ligou pra mim,Quem é? Sou eu, Bola de Fogo
Aí pergunto, neste caso trata-se de uma representação do toque do telefone, ou de uma figura de linguagem usada para mascarar algo que já estava ocorrendo?, Mas o mais duvidoso é a resposta após o toque, que pode dar pistas sobre o sentido da mesma. Como foi que ela soube quem foi que ligou? e na mesma hora diz quem é sem saber quem foi que ligou ou que estava ligando?
A pista que comprova a segunda dúvida levantada é a seguinte: Alguém ligou, mostrando que ela não sabia quem estava ligando, mas na hora ela pensava que era alguma outra pessoa, e em um determinado momento ela atendeu e reconheceu a pessoa que ela pensava ou sabia que estava ligando.
Mas no início da música revela tudo, Quem tá falando? Sou eu Bola De Fogo...e aê tá de bobeira hoje? Tô...
Comprovando o seguinte pensamento, que ela já sabia quem tinha ligado, mas não lembrava quem era, e estava esperando a pessoa ligar novamente.
Por fim concluo esta análise mostrando que ao voce analisar uma música, voce deve levar em consideração primeiro o ambiente em que ela se passa, pois através dele voce terá pistas que levem a uma compreensão do sentido da mesma, ou seja, do que ela quer dizer ou retratar; segundo do vocabulário usado no texto; terceiro, da organização textual; quarto, do sentido das frases ou estrofes; e por último a questão da finalidade do texto, não deixando de levar em consideração a questão do cenário em que isso ocorre, como ocorre, e qual impacto ele produzirá nesse cenário.

Mais a frente segue o texto na íntegra para eventual análise, ou mas questionamentos.

Atoladinha (Bola de Fogo) Composição: Mc Sandrinho

Alô?
Qual é foguenta?
Quem tá falando?
Sou eu Bola De Fogo...e aê tá de bobeira hoje?
Tô...
Vamu dá um rolé na praia, mó solzão praia da Barra...
Já é..
Então vou ai te buscar,valeu?
Valeu...
Então...Fui!!!

Piririn, piririn, piririn
Alguém ligou pra mim
Piririn, piririn, piririn
Alguém ligou pra mim
Quem é?
Sou eu, Bola de Fogo
E o calor tá de matar
Vai ser na praia da Barra
Que uma moda eu vou lançar
Vai me enterrar na areia?
Não, não, vou atolar
Vai me enterrar na areia?
Não, não, vou atolar
Tô ficando atoladinha
Tô ficando atoladinha
Tô ficando atoladinha
Calma,calma foguentinha

Piririm, piririm, piririm
Alguém ligou pra mim
Piririm, piririm, piririm
Alguém ligou pra mim
Quem é?
Sou eu, Bola de Fogo
E o calor tá de matar
Vai ser na praia da Barra
Que uma moda eu vou lançar
Vai me enterrar na areia?
Não, não, vou atolar
Vai me enterrar na areia?
Não, não, vou atolar

Tô ficando atoladinha
Tô ficando atoladinha
Tô ficando atoladinha
Calma, calma foguentinha
[4x]

By Alessandro Arantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário