sábado, 6 de julho de 2013

Pronomes possessivos


Definição e características básicas

Pronome possessivo é o tipo de pronome que indica a que pessoa do discurso pertence o elemento ao qual se refere.

Quadro dos pronomes possessivos

Número          Pessoa                        Pronomes possessivos
Singular           Primeira          meu, minha, meus, minhas
                         Segunda         teu, tua, teus, tuas
                         Terceira          seu, sua, seus, suas
Plural               Primeira          nosso, nossa, nossos, nossas
                         Segunda         vosso, vossa, vossos, vossas
                         Terceira          seu, sua, seus, suas

Os pronomes possessivos concordam em gênero e número com a coisa possuída, e em pessoa com o possuidor.
(eu) Vendi minha moto.
(tu) Releste tua prova?
(nós) Compramos nosso carro.
Quando o pronome possessivo determina mais de um substantivo, ele deverá concordar em gênero e número com o substantivo mais próximo.
Vou lavar minhas sandálias e tênis.

1.3.Aplicações

- seu: a utilização do pronome seu (e flexões) pode gerar frases ambíguas, podemos ter dúvidas quanto ao possuidor.
A menina disse ao colega que não concordava com sua reprovação.
(reprovação de quem? Da menina ou do colega?)
Para evitar esse tipo de ambiguidade, usa-se dele (dela, deles, delas)
A menina disse ao colega que não concordava com a reprovação dela.
• A reprovação dela (da menina)
A menina disse ao colega que não concordava com a reprovação dele.
• A reprovação dele (do colega)
- existem casos em que o pronome possessivo não exprime propriamente ideia de posse. Ele pode ser utilizado para indicar aproximação, afeto ou respeito.
Aquele museu deve ter seus cem anos. (aproximação)
Meu caro amigo, cuide melhor de sua saúde. (afeto)
Sente-se aqui, minha senhora. (respeito)
- seu: anteposto a nomes próprios não é possessivo, mas uma alteração fonética de Senhor.
Seu José, o senhor poderia emprestar-me seu celular?

Referências:

CABRAL, Marina. Pronomes Possessivos. Gramática. [Artigo]. São Paulo: Brasil Escola, 2012.  Disponível em: http://www.brasilescola.com/gramatica/pronomes-possessivos.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário