A linguagem da notícia é objetiva, simples e direta. O jornalista usa palavras e expressões conhecidas pela maioria das pessoas, para facilitar a compreensão do leitor.
Notícia
É um gênero textual jornalístico.Na mídia impressa, seu veículo de comunicação são os jornais e as revistas. Já na televisão, rádio, não lemos notícias, mas podemos assistir, sendo narrada ou exibida nos telejornais, complementadas por imagens, e ouvi-las. E no jornalismo eletrônico as notícias estão em blogs e sites; onde a sua função é relatar os fatos e acontecimentos da maneira mais clara e objetiva possível. Não é qualquer fato que vira notícia, é necessário que ela seja interessante, que desperte curiosidade e que tenha importância para o público.
Características da notícia:
A estrutura da notícia é constituída de três partes: título, lide e corpo.
Título: tem a finalidade de atrair o leitor. Anuncia o assunto que será tratado com uma linguagem objetiva, empregando frases curtas e palavras de uso comum. Seus verbos em geral estão no presente. É comum a ausência de artigos e adjetivos. Termina sem ponto final.
Exemplo:
Adolescente ganha implante antigravidez em Porto Alegre (Folha de S. Paulo, 28 nov. 2006)
Desmatamento prejudica biodiversidade na Amazônia (Globo on-line, 28 nov. 2006)
Lide: é a abertura da notícia, que apresenta resumidamente os elementos fundamentais do fato que será detalhado o decorrer do texto. A leitura da lide permite ao leitor tomar conhecimento do fato essencial da notícia.
Corpo: é a continuação do relato. Ele traz informações mais detalhadas sobre os fatos relatados no lide.
Aula 1 - Gêneros Textuais - Parte 2 - 2º Bimestre - Português - 4º Período - Turmas A e B - EMBNT - 2012
Prof.º Graduado Alessandro de Oliveira Arantes (NAESM/UERN/EMBNT)
Licenciado em Letras, habilitação em Lingua Portuguesa e suas literaturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário