quinta-feira, 17 de maio de 2012

Gênero Textual Jornal

Conceito Básico:

Como os variados gêneros textuais, o jornal tem sido um dos que possuem uma importância enorme no cotidiano, por serem de cunho informativo. onde eles através da narrativa de um texto, seja visual, oral, imaginativo e com recursos gráficos, eles tem o papel de veicular uma informação.
Existem inúmeros tipos de jornais, mas todos eles tem o objetivo de manter o leitor informado sobre determinados fatos, assuntos, etc.
O público-alvo deles são variados, normalmente os jornais são divididos em seções, onde cada uma trata de uma área específica.

Características:

A imprensa em si não apenas relata, mas também comenta, interpreta os fatos. Dividem-se em:

Notícias: são os sub-gêneros que divulgam acontecimentos momentâneos.
Artigo de opinião: são os que além de tratar de uma fato noticiado, permite que o editor comente e demonstre sua visão sobre o fato, que seja parcial e pessoal em sua afirmação.
Editoriais: são aqueles que expressam a opinião de uma emissora, corporação ou grupo midiático, procurando dar uma opinião e defendendo um ponto de vista corporativo.
Crônica: são aqueles que além de entreter e informar, é uma narrativa curta que segue um tempo cronológico, demonstrando um acontecimento que cresce e vem se desenvolvendo até se concretizar.
Entrevista: são aqueles que são previamente preparados para que uma pessoa busque informações através de questionamentos para com alguém, ou um grupo de pessoas, onde depois elas farão parte de uma matéria jornalística.

Todos eles publicam um determinado ponto de vista, ou seja, são formadores de opinião, onde eles procuram impor indiretamente a verdade deles sobre um fato.
Por isso devemos ler e assistir a mais de um jornal, para termos mais de um ponto de vista, e poder formar uma opinião coerente.

Aula 1 - Gêneros Textuais - 2º Bimestre - Português - 4º Período - Turmas A e B - EMBNT - 2012
Prof.º Graduado Alessandro de Oliveira Arantes (NAESM/UERN/EMBNT)
Licenciado em Letras, habilitação em Lingua Portuguesa e suas literaturas.



18 comentários:

  1. MUUITOO OBRIGADO...ME AJUDOU MTO!!!

    ResponderExcluir
  2. pra mim tbem... portugues!!!

    ResponderExcluir
  3. hoooooooo vc nao sabe de nada

    ResponderExcluir
  4. hai ei mo cate uimk rale bion

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. cara vc que é da o cu pra mim e pra o mario é, so pra nos te cume atras do armario vamo te tora ao meio(a) se for mulher melhor ainda ai chamo joão pra nos três te cume de quatro no cochão

    ResponderExcluir
  7. Eu queria saber os exemplos dos tipos e gêneros textuais

    ResponderExcluir
  8. Eu queria saber os exemplos dos tipos e gêneros textuais

    ResponderExcluir
  9. ja ajudo bastante para o trabalho de portugues

    ResponderExcluir
  10. ???????????????????
    Não creio não endenti nada

    ResponderExcluir