segunda-feira, 2 de maio de 2011

Lygia Bojunga Nunes e o Conto de Introspecção

Nasceu em Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, tornou-se a primeira a receber o Prêmio Hans Christian Andersen no ano de 1982. Lygia foi a primeira escritora latino-americana a receber esse prêmio. Suas obras principais foram: os colegas, (1972), Angélica (1975), A bolsa amarela (1976), entre outras. A maioria desses livros publicados, eram pequenas novelas.
A literatura infantil atual tem como um dos objetivos preparar psicologicamente os leitores para enfrentarem, tardiamente ou precocemente, as dores e sofrimentos da vida. (Coelho, 1991)
Nesses livros há a como enfoque os temas onde se fazem presentes são os mesmos de sempre , a morte, temas mais recentes, separações, injustiças sociais, drogas , racismos, etc. Insere-se nesse contexto a autora Lygia Bojunga Nunes.
Esse tipo de conto, se destaca por narrar histórias onde se insere na personagem infantil as várias crises do mundo social e interior. Na sua obra , torna-se evidentes na narrativa, como foco principal realidades psicológicas , em alguns casos, realizando mergulhos na alma humana. São narrativas onde os personagens vivendo momentos de crise, onde resultam a perda da identidade infantil, onde os mesmos encontram-se em busca de sua individualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário