sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Perspectiva Bakhtiniana: Dialogismo

Quando um linguista delimita um diálogo, mostrando como um diálogo perspassa o outro, o mesmo instaura uma apropriação do discurso alheio, por parte do sujeito, para elaboração da enunciação própria, segundo Bakhtin (1998) “a orientação dialógica é naturalmente um fenômeno próprio a todo o discurso [...] [o discurso] se encontra com o discurso de outrem e não pode deixar de participar, com ele, de uma interação viva e tensa.

Possibilita a formação de enunciados, que subsidiam as intenções do locutor, refratam as emoções, valores, paixões, nunca são neutros. Eles interagem com a realidade, por isso são dialógicos.

O autor busca dados comuns da humanidade, para inspirar as suas obras, a partir de um fato ocorrido ou provocado.

A teoria de Bakhtin contempla situações em que a palavra adquire diferentes representações de acordo com a situação comunicativa. Dessa forma o sujeito semantiza a lingua dependendo do evento enunciativo. “O centro de gravidade da língua não reside na conformidade à norma da forma utilizada, mas na nova significação que essa forma adquire no contexto” (BAKHTIN, 1988:92).

Também o autor transmite além de noções e conceitos, seu enunciado transfere para seus leitores uma comunicação expressiva, afinal o poeta produz arte e esta é imbuída de valores e ideologias. “A palavra está sempre carregada de um conteúdo ou de um sentido ideológico ou vivencial” (BAKHTIN, 1988:95).

O dialogismo está presente quando o discurso individual perpassa o discurso alheio, e busca nesses últimos subsídios para elaboração do seu próprio; além disso reflete o “olhar” do autor, que denota sua ideologiae sua perspectiva do dado social, e é neste aspecto que se verifica a relação existente entre a linguagem e a vida.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 8ª Ed. São Paulo: Huitec, 1997.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 1996.

FLORES, Valdir do Nascimento; TEIXEIRA, Marlene. O dialogismo: Mikhail Bakhtin. In:___.Introdução à linguística da Enunciação. São Paulo: Contexto, 2008. P.45.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Linguagem e método: uma questão da análise do discurso. In: Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2008. P.35-40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário