quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

LITERATURA PORTUGUESA II - A Cerâmica (origens)

A descoberta do fogo pelo homem foi o passo fundamental para o surgimento da cerâmica. Ele descobriu que o barro secava e endurecia após ficar exposto ao calor do fogo. Então, para suprir suas necessidades, como condicionar alimentos, água e sementes, o homem começou a moldar o barro com água e a queimar a peça no calor do fogo. Potes, vasos, ferramentas, casas...assim surgiu a cerâmica.
A palavra é de origem grega, "keramos", que significa louça de barro e é datada dos tempos pré-históricos. Já foram descobertos, por exemplos, utensílios de cerâmica com mais de seis mil anos de idade.

Registra-se no tempo a importância da arte cerâmica na vida dos povos. Para se ter uma idéia dessa importância, basta citar que, através da arte cerâmica, vários povos da antigüidade gravaram em placas de terracota (barro cozido) sua ciência, suas crenças, seus feitos épicos e suas histórias, cujo conhecimento, hoje, tem contribuído sobremaneira para o avanço tecnológico da humanidade. Por sua diversidade e constante evolução nos temas decorativos, a cerâmica é, ainda hoje, um eficaz meio de estudo das várias fases culturais dos povos.
É por meio da interpretação das cenas pintadas nos vasos, no tipo de argila utilizada e nas formas realizadas que tem sido possível reconstruir os aspectos da vida religiosa, artística, militar e até profissional dos nossos antepassados.

O estudo das técnicas de fabricação e decoração dos objetos de cerâmica é tido como o "alfabeto" de arqueólogos e historiadores, pois fornece base segura para a reconstrução de muitos aspectos da vida de antigas civilizações.



(postado pelo Prod. Akailson Lennon em 11/02/10 às 21:05)

p.s. conteúdo não revisado

Nenhum comentário:

Postar um comentário