segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Literatura Portuguesa nos séculos XVIII e XIX

Séculos XVIII e XIX

O século XVII se transformou gradualmente na revolução literária que seria o romantismo. As idéias liberais do estrangeiro empaparam todas as disciplinas das letras e a aprendizagem. João B. de Almeida Garrett, o máximo expoente do romantismo francês, influiu enormemente a geração de poetas, dramaturgos e novelistas de época.

Um grupo de poetas dissidentes entre os que se encontravam: Antero de Quental, Teófilo Braga e Abílio Manuel Guerra Junqueiro, se revelaram contra o romantismo e incluiram em suas obras idéias sociais e filosóficas. José Maria Eça de Queiroz introduziu o realismo na novela e sentou as bases do seguinte meio século. A historiogafia mais narrativa que científica floresceu ao mesmo tmepo, Joquim P. de Oliveira Martins foi um dos escritores mais populares deste gênero.

Século XX

O Período moderno das letras portuguesas data do estabelecimento da república em 1910. Os escritores mais tardios foram mais sensíveis como desenvolvimento de outros países. Fernando Pessoa, grande desconhecido em vida, seria mais tarde aclamado como o melhor poeta moderno portugues e José Régio sobressaiu como poéta e teatrólogo.

A principios dos anos 70 os círculos literários portugueses se viram surpreendidos pela publicação de uma coleção de notas, histórias, cartas e poemas de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa. Estes volumes tiveram proibido por sua natureza erótica e feminista; voltaram as uras em abril de 74 depois do fracasso da ditadura de Salazar. Na última parte do século XX, a literatura portuguesa cresceu na África: Na Ángola, o poeta Agustinho Neto e o novelista Ludiano Vieira; em Mozanbique, o novelista Luís Bernardo Howana; e em Cabo Verde os novelista.

FONTE: http://www.linguaportuguesa.biz/portuguese/literature.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário