quarta-feira, 17 de junho de 2009
AGENDA DE ATIVIDADES ACADEMICAS DA SEMANA
Segunda-feira, 15 de junho de 2009
Disciplina: Literatura Brasileira I
Professora: Conceição
• Apresentar o fichamento do texto: “Teoria da Literatura, Crítica Literária e Ensino”, e discutir as idéias extraídas dele.
OBSERVAÇÃO: Ficou agendado para a próxima aula de Literatura Brasileira I, dia 22 de junho de 2009, o debate sobre o Autor GREGÓRIO DE MATOS.
Terça-feira, 16 de junho de 2009
Disciplina: Morfossintaxe II
Professora: Luzinete
• Aplicação de dois exercícios para ser em entregues respondidos na próxima aula.
OBSERVAÇÃO: Entregar exercício respondido na próxima aula do dia 23 de junho de 2009.
Quarta-feira, 17 de junho de 2009
Disciplina: Didática Geral
Professor: Marcio
• Apresentar histórico didático cronológico em forma de imagens sem áudio.
Quinta-feira, 18 de junho de 2009
Disciplina: Literatura Portuguesa I
Professora: AKA
1ª avaliação
Trovadores eram aqueles que compunham as poesias e as melodias que as acompanhavam, e cantigas são as poesias cantadas, geralmente acompanhado de instrumentos musicais, como o alaúde ou a cistre, compunha e entoava cantigas. Normalmente, os trovadores eram homens, mas houve trovadoras (em provençal ou occitano trobairitz), também nobres. Suas correspondentes nas classes inferiores eram as jogralesas (joglaresses em provençal). Os autores de origem vilã tinham o nome de jogral, termo que designava igualmente o seu estatuto de profissional (em contraste com o trovador). Jogral, na lírica medieval, era o artista profissional, de origem popular (vilão, ou seja, não pertencendo à nobreza), que geralmente cantava ou tocava instrumentos musicais, como o alaúde ou a cistre. Alguns jograis compunham também as suas próprias melodias e poemas. Jogral é como se fosse um coral, só que ao invés de cânticos, é um coral falado, mas falado dentro de uma ordem, o que confere uma musicalidade e ritmo à declamação. Pega-se o texto ou a poesia e divide em versos, que serão declamados por 1, 2, 3, ou quantas vozes quiser. O conjunto fica harmonioso e deve ser bem ensaiado e falado em voz bem forte.
QUESITO ÚNICO : Diante da explanação teórica do que seja TROVADOR e JOGRAL, a sua atividade avaliativa será FAZER UMA SERENATA para uma pessoa por quem você se afeiçoa; pode ser: MÃE, PAI, IRMÃ, IRMÃO, NAMORADO, NAMORADA, ENTEADO, ENTEADA, AVÔ, AVÓ, AMIGO, AMIGA, etc.
OBS. 1) Essa homenagem deverá ser DEPOIS DA 00:00 (MEIA-NOITE) DO DIA 11 DE JUNHO, por razões óbvias (12 DE JUNHO, DIA DOS NAMORADOS) em forma de canção, declamação de poesia, poema, etc; para executar sua tarefa, mantenha sigilo até o momento da execução; não deixe que seu/sua homenageado/a tome conhecimento antes.
2) Esteja DEVIDAMENTE CARACTERIZADO/A para executar sua atividade, ou você não estará dentro dos padrões TROVADOR de apresentação; use alguma roupa especial se preciso for, mas contanto que você não se apresente de SHORT, BLUSA E SANDÁLIAS, como se esta fosse uma ocasião comum; lembre que ESTE DIA É MUITO ESPECIAL para você, e para seu/sua homenageado/a.
3) REGISTRE TUDO! Mande o vídeo, e fotos de sua homenagem para o e-mail: akasoares@hotmail.com até o dia 15 de junho (data máxima para recebimento, lembre que a atividade é para MEIA-NOITE EM DIANTE, DO DIA 12 DE JUNHO)
4) Use A MÚSICA para acompanhar sua homenagem, lembre que é ela quem ETERNIZA o momento que você irá apresentar. Não precisa registrar palavras ou a reação do/a homenageado/a.
Sucesso, e boa festa!
@k@!
OBSERVAÇÃO: Nem todos produziram o filme conforme tarefa passada pelo professor, porém, é possível mudanças quanto a AVALIAÇÃO desta aula de 18 de junho de 2009.
Sexta-feira, 19 de junho de 2009
Disciplina: Diacronia do Português
Professor: Bosco
• Fazer debate conforme agendado pelo professor na ultima aula.
OBSERVAÇÃO: O debate será a certa do assunto abordado na apostila “Gramática Histórica”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário