sábado, 2 de outubro de 2010

teatro brasileiro - FOTOGRAFIA e GRAFITE

Fotografia - Tecnologia e arte

Depois das invenções de Niépce (3) e Daguerre, o avanço da tecnologia foi muito rápido e mudou profundamente a maneira de se fazer fotografia. Como não foram patenteadas, a daguerreotipia, a calotipia e, por fim, a fotografia correram rapidamente o mundo.

Gaspard-Félix Tournachon, conhecido pelo pseudônimo Félix Nadar, amigo do escritor Júlio Verne, realizou a primeira fotografia subterrânea em 1858. Foi a primeira vez em que foi utilizada luz elétrica, ou seja, artificial, para iluminar uma fotografia. Em 1861, ele produziu a primeira fotografia aérea, a bordo de seu balão, o Le Géant.
.
Em cores
A primeira fotografia colorida foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell. O primeiro filme colorido, o autocromo, passou a ser comercializado em 1907 e era baseado em pontos tingidos de extrato de batata.

Cientistas e pesquisadores da fotografia foram responsáveis por muitos avanços no que se refere ao aspecto técnico, como menores períodos de exposição, lentes mais precisas, papeis mais sensíveis e a introdução da cor. Foi o que permitiu o desenvolvimento da linguagem fotográfica, que além de mero registro, ganhou status de ferramenta artística.

Uma nova linguagem
A fotografia pode ser considerada uma forma de arte? Essa foi uma discussão que houve no início da história da fotografia. Para muitos críticos, a resposta era não, já que a arte deveria ser única - e a fotografia era copiável.

Grafite

Uma forma de arte pública

O grafite é uma forma de arte contemporânea de características essencialmente urbanas. São pinturas e desenhos feitos nos muros e paredes públicos. Não é simplesmente uma pichação, mas uma expressão artística. Tem a intenção de interferir na paisagem da cidade, transmitindo diferentes ideias. Não se trata, portanto, de poluição visual.

Grafia é a escrita. Nas artes plásticas, a palavra grafite, ou graffito (em italiano), significa marca ou inscrição feita em um muro, e é o nome dado às inscrições feitas em paredes desde o Império Romano. Grafismo, por sua vez, é a maneira de traçar linhas e curvas sob um ponto de vista estético.
No período contemporâneo, as primeiras manifestações dessa forma de arte surgiram em Paris, durante a chamada revolução cultural, em maio de 1968. A estética do grafite é bastante associada ao hip-hop, uma forma de expressão artística que também surgiu nas ruas.

Grafite no Brasil

Alex Vallauri (1949-1987) é considerado um dos precursores do grafite no Brasil. Etíope, chegou a São Paulo em 1965. Estudou gravura e formou-se em Comunicação Visual pela FAAP. Em 1978, passou a fazer grafites em espaços públicos da cidade. Produziu silhuetas de figuras, utilizando tinta spray sobre moldes de papelão.

Rococó

Estilo refletiu elegância da aristocracia

O Rococó foi um movimento artístico europeu que surgiu primeiramente na França, no final do século 17 e início do 18, momento em que esse país se tornou a nação mais poderosa da Europa - em termos militares e, também, culturais. Naquela época, Paris tomou de Roma o título de capital das artes plásticas.

Rococó é um termo que vem da palavra francesa rocaille, que significa "concha" e, também, a técnica de incrustação de conchas, pedrinhas e fragmentos de vidro, com que se enfeitam grutas artificiais. Foi um estilo que era um desenvolvimento do Barroco e também uma reação.

O estilo grandioso do Barroco, com suas formas curvas, exageradas e excessivamente ornamentadas, não correspondia à elegância da aristocracia e da burguesia emergentes da França; elegância, aliás, que se fazia notar inclusive com a ascensão ao trono de Luís 15, que mudou a corte de Versalhes para Paris.



conteúdo para aula de 08/10/10


postado por Ak! Lennon, em 02/09/10 às 00:09