quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

LITERATURA PORTUGUESA II - O DECADENTISMO - conteúdo para a avaliação final (3ª)

o "Decadentismo" foi uma clara alusão à decadência dos valores estéticos então vigentes e a uma certa afetação que neles deixava a sua marca. Em 1886 um manifesto traz a denominação que viria marcar definitivamente os adeptos desta corrente: simbolismo. Os temas são místicos, espirituais, ocultos. Abusa-se da sinestesia, sensação produzida pela interpenetração de órgãos sensoriais; foi um movimento que tinha como características principais:

O Subjetivismo - Os simbolistas terão maior interesse pelo particular e individual do que pela visão mais geral.

A Musicalidade - A musicalidade é uma das características mais destacadas da estética simbolista. Para conseguir aproximação da poesia com a música, os simbolistas lançaram mão de alguns recursos, como por exemplo a aliteração, que consiste na repetição sistemática de um mesmo fonema consonantal, e a assonância, caracterizada pela repetição de fonemas vocálicos.

O Transcendentalismo - Um dos princípios básicos dos simbolistas era sugerir através das palavras sem nomear objetivamente os elementos da realidade. Ênfase no imaginário e na fantasia. Para interpretar a realidade, os simbolistas se valem da intuição e não da razão ou da lógica. Preferem o vago, o indefinido ou impreciso.

PRINCIPAIS AUTORES:
EUGÊNIO DE CASTRO - A obra de Eugénio de Castro pode ser dividida em duas fases: na primeira, a fase simbolista, que corresponde a sua produção poética até o fim do século XIX, Eugénio de Castro apresenta algumas características da Escola Simbolista, como o uso de rimas novas e raras, novas métricas, sinestesias, aliterações e vocabulário mais rico e musical.

Na segunda fase ou neoclássica, que corresponde aos poemas escritos já no século XX, vemos um poeta voltado à Antiguidade Clássica e ao passado português, revelando um certo saudosismo, característico das primeiras décadas do século XX em Portugal.


Antônio Nobre - Foi um poeta português cuja obra se insere nas correntes ultra-romântica, simbolista, decadentista e saudosista da geração finissecular do século XIX português. A sua principal obra, Só (Paris, 1892), é marcada pela lamentação e nostalgia, imbuída de subjectivismo, mas simultaneamente suavizada pela presença de um fio de auto-ironia e com a rotura com a estrutura formal do género poético em que se insere, traduzida na utilização do discurso coloquial e na diversificação estrófica e rítmica dos poemas. A sua principal contribuição para o simbolismo lusófono foi a introdução da alternância entre o vocabulário refinado dos simbolistas e um outro mais coloquial.


Camilo Pessanha - Foi um exponte máximo do Simbolismo; Publicou poemas em várias revistas e jornais, mas seu único livro Clepsidra (1920), foi publicado sem a sua participação por Ana de Castro Osório, a partir de autógrafos e recortes de jornais. Graças a essa iniciativa, os versos de Pessanha se salvaram do esquecimento.


(postado pelo Prof. Akailson Lennon em 10/02/10 às 21:28)

p.s. conteúdo totalmente revisado.

LITERATURA PORTUGUESA II - A Cerâmica (origens)

A descoberta do fogo pelo homem foi o passo fundamental para o surgimento da cerâmica. Ele descobriu que o barro secava e endurecia após ficar exposto ao calor do fogo. Então, para suprir suas necessidades, como condicionar alimentos, água e sementes, o homem começou a moldar o barro com água e a queimar a peça no calor do fogo. Potes, vasos, ferramentas, casas...assim surgiu a cerâmica.
A palavra é de origem grega, "keramos", que significa louça de barro e é datada dos tempos pré-históricos. Já foram descobertos, por exemplos, utensílios de cerâmica com mais de seis mil anos de idade.

Registra-se no tempo a importância da arte cerâmica na vida dos povos. Para se ter uma idéia dessa importância, basta citar que, através da arte cerâmica, vários povos da antigüidade gravaram em placas de terracota (barro cozido) sua ciência, suas crenças, seus feitos épicos e suas histórias, cujo conhecimento, hoje, tem contribuído sobremaneira para o avanço tecnológico da humanidade. Por sua diversidade e constante evolução nos temas decorativos, a cerâmica é, ainda hoje, um eficaz meio de estudo das várias fases culturais dos povos.
É por meio da interpretação das cenas pintadas nos vasos, no tipo de argila utilizada e nas formas realizadas que tem sido possível reconstruir os aspectos da vida religiosa, artística, militar e até profissional dos nossos antepassados.

O estudo das técnicas de fabricação e decoração dos objetos de cerâmica é tido como o "alfabeto" de arqueólogos e historiadores, pois fornece base segura para a reconstrução de muitos aspectos da vida de antigas civilizações.



(postado pelo Prod. Akailson Lennon em 11/02/10 às 21:05)

p.s. conteúdo não revisado

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

ATIVIDADE ANTERO DE QUENTAL (aula 04/02/10)

Atenção grupo que vai falar da temática, do estilo, e dos trabalhos do Antero de Quental.
Para complementação da atividade de vocês, providenciem 5 PEDAÇOS DE TECIDO BRANCO, pode ser algodãozinho, NADA DE TNT, de 2 metros quadrado cada; que estarei levando material de pintura para confecção de QUADROS DE INTERPRETAÇÃO DA OBRA deste autor. Por isso é importante que vocês trabalhem QUAL A LINHA EM QUE O ANTERO COMPÔS seus trabalhos.


(postado pelo Professor Akailson Lennon, às 16:00, terça-feira, 02 de fevereiro 2010)